Nossa intenção no desenvolvimento da Mandolin Solo foi o de criar com o uso de alto-falantes full-range uma experiência emocional cativante e realística, associando dinâmica, precisão timbrística, resolução, micro-dinâmica e musicalidade como no mundo real. Estas são as mesmas premissas utilizadas Mandolin Ceramik II e optamos por usar o F8 Neo da conceituada empresa polonesa Cube Audio ao concluirmos que apenas um modelo excepcional de alto-falante poderia, em conjunto com nossa experiêcia e engenharia, suprir a todas estas demandas simultaneamente.

            As características do F8 Neo são impressionantes:

  • O voice coil é completamente imerso em um campo magnético, com uma excursão de até 12mm, garantindo o máximo de linearidade operacional e um mínimo de distorções. A tolerância entre os elementos é de 0,01mm.
  • Seu magneto é de neodímio, o melhor material da atualidade para alto-falantes, e é composto de 81 imãs independentes com um peso total de aproximadamente 1,5Kg e impressionantes 2,1 Tesla de campo magnético, permitindo o controle absoluto do cone.
  • O cone é composto em 4 partes – o cone principal e 3 whizzers que garantem uma extensa resposta de frequências até 18KHz. Tudo aqui foi otimizado para o máximo de performance: diâmetro, altura, superfície, geometria, rigidez, amortecimento e revestimento são parte da equação sonora final, com um som doce, rico e natural.

Para os woofers selecionamos os drivers da série “Satori” da dinamarquesa SB Acoustics. São drivers com EGYPTIAN PAPYRUS™, uma material de fabricação própria e que agrega simultaneamente as melhores características dos cones de papel e alumínio, garantindo graves com ótima resposta a transientes ao mesmo tempo que são  extremamente musicais, em mais uma associação dentro do universo Audiopax de precisão com musicalidade. O uso de dois drivers de 6.5” em paralelo garante neste caso a superfície equivalente a um driver de 10″, com uma demanda de metade da excursão e consequentemente obtendo uma significativa redução na distorção por intermodulação. Com isso conseguimos criar uma caixa acústica extremamente elegante e de tamanho reduzido mas com todo o poder dos graves de caixas muito maiores.