O DAC 200 faz parte da Series 200, uma linha de produtos que abrange também o HA 200, um amplificador para fone de ouvido, o MP 200, um Multi-Source Player (o que inclui a capacidade de streaming), e os amplificadores de potência A 200 e M 200 (este último no formato de dois monoblocos).
Ele é, antes de mais nada, o melhor DAC do mercado para integração com o HQPlayer, o revolucionário software da empresa Signalyst que traz para um Servidor de Áudio parte dos processamentos (filtros, interpoladores, etc.) normalmente realizados dentro do próprio DAC. Com isso, seus proprietários podem ter acesso a sistemas de conversão digital-analógico com performance apenas encontrada em sistemas com DACs de preço muitas vezes superior ao do DAC 200, que passa a ser uma opção de performance estelar de sistemas digitais a um custo muito menor.
A Audiophile Style, a mais importante e completa fonte de informações sobre áudio digital do mercado, inicia seu review sobre o DAC 200 da seguinte forma:
“A T+A estabeleceu um padrão extremamente alto com o DAC 200. Seu som é fantástico, seu visual é clássico, seu funcionamento é perfeito, seu suporte é bom e seu preço é competitivo. Com base em minha experiência com mais DACs do que consigo me lembrar, essa seria minha escolha número um…”
Ele trabalha com dois conversores inteiramente independentes, explorando com diferentes circuitos o potencial máximo de cada formato – o melhor de dois mundos em um único DAC.
Para PCM é utilizado um conversor quádruplo com duplo circuito simétrico compreendendo 8 conversores de 32-bits da Burr-Brown, uma sofisticada abordagem que garante uma excelente compensação de possíveis não-linearidades dos componentes e um aumento adicional na relação sinal/ruído de 6 dB, garantindo um resultado com baixíssima distorção a uma incrível dinâmica e linearidade. A mesma topologia permite também a fácil aplicação de filtros Belzier desenvolvidos pela própria T+A, que são disponibilizados em seis opções, sendo duas NOS, uma das quais dedicada à integração com o HQPlayer (algo único no mercado)..
Para DSD o DAC 200 usa um conversor 100% discreto com a topologia “True 1-bit converter”, uma exclusividade da T+A que processa os arquivos DSD em seu modo nativo, ou seja, diretamente no bitstream de 1 bit (a grande maioria dos DACs do mercado converte de DSD para PCM e usa um único conversor para os dois formatos). Ele foi o primeiro DAC do mundo a trabalhar com DSD1024.
Um sofisticado circuito de vários estágios, o “DeJitter Masterclock“, atua na redução de jitter e opera com dois osciladores distintos e com precisão de femto-segundos para ambas famílias de clocks (44.1 KHz e 48 KHz).
Para que o resultado analógico tenha a melhor qualidade possível é fundamental que uma separação consistente seja feita entre as áreas digital e analógica do DAC. No DAC 200 isso ‘é feito através de isoladores ultra-rápidos da Silicon Labs, o que garante uma completa separação galvânica entre estes estágios.
Além de todas estas características ele possui também um excelente amplificador de fone de ouvido integrado.
Veja aqui o catálogo da Series 200!