NOSSA HISTÓRIA

A Audiopax possuii uma história de sucesso tanto no Brasil quanto no exterior, com inúmeros prêmios internacionais não só pelos seus produtos e tecnologias inovadoras mas também pelas suas apresentações nas mais importantes feiras de áudio do mundo, onde alcançou um impressionante número de “Best of the Show”. Sua linha de produtos abrange pré-amplificadores, amplificadores, caixas acústicas e music servers.

Sua linha de produtos atuais inclui  Eletrônicos, Caixas Acústicas e Acessórios e presta consultoria de elétrica e acústica de salas de audição.

Veja abaixo um rápido resumo de nossa trajetória.

1997 a 2000 - O Princípio

Lançamento do primeiro amplificador comercial da empresa – o modelo SE310, um amplificador single-ended utilizando as válvulas 300B e que foi apresentado com sucesso em conjunto com as caixas acústicas CX305 no VSAC Show em Silverdale, Estados Unidos, nossa primeira participação em um evento internacional. Neste mesmo ano desenvolve a tecnologia LM3® (da sigla em inglês Low Mu Triode – Higher Raw Efficiency Emulator – LMTHREE), um circuito que emula o comportamento das válvulas 300B utilizando outras válvulas, e que foi usado nos amplificadores modelo SE388, com KT88, apresentado na edição de 1998 do Hi-Fi Show em São Paulo e no VSAC Show do mesmo ano, com respostas entusiásticas em ambos os casos. Esta mesma tecnologia foi usada no ano seguinte no Model 3, um amplificador single-ended de 7,5 W baseado em válvulas 6L6, que em conjunto com a caixa CX303 proporcionou nosso primeiro review internacional com John Potis no site Soundstsge!

2001 a 2010 - Da 303B ao Model 88

Em 2001 foi lançado o Model 88 – um amplificador valvulado repleto de inovações tecnológicas (possivelmente as mais significativas nesta categoria nas últimas décadas) e que se tornou um verdadeiro “clássico”. Uma destas invenções é o Timbre Lock®: um conceito único, absolutamente inovador e exclusivo que pode ser descrito simplificadamente como o recurso que possibilita a interação mais conveniente entre os diferentes componentes de um sistema de áudio, trazendo o conceito de “sinergia” para o comando do cliente (pela primeira vez um ajuste tem como objetivo o “todo” e não apenas uma parte do sistema). Além do Timbre Lock® o Model 88 também apresentou a evolução natural do conceito adotado na topologia LM3®: se podemos emular um determinado dispositivo (tal como a válvula 300B ou outra válvula de mercado) porque não usar este mesmo conceito para “criar” uma válvula perfeita, até mesmo uma que nunca chegou a ser fabricada? Este é o IDS®“Ideal Device Simulator”, uma tecnologia que faz dos amplificadores Audiopax os únicos no mundo a utilizarem “Triodos Ideais”.

O Model 88 recebeu vários prêmios e foi capa de diversas publicações especializadas. Reviews em todas as partes do mundo reconheceram a tecnologia inovadora com resultados brilhantes: esteve presente por sete anos seguidos na lista “Class A Recommended Component” da revista Stereophile (um feito inédito), recebeu o “Blue Moon Award” do site 6Moons, a categoria máxima da revista brasileira Audio & Video Magazine, um “Industry Award” da revista britânica Hi-Fi News e “Best of The Show” em absolutamente todas as exibições e eventos internacionais que participou.

Em 2004 foi lançado outro produto revolucionário: o Model 5, primeiro pré-amplificador a incorporar o recurso Timbre Lock®. Sua primeira apresentação foi feita no CES 2004, onde o sistema Audiopax composto por um pré-amplificador Model 5 tocando com amplificadores Model 88 e caixas acústicas Ref100 foi considerado por diversas revistas e sites de áudio como um dos melhores do evento. O Model 5 seguiu a trajetória feita pelo Model 88, recebendo reviews entusiasmados ao redor do mundo, e se tornou parte dos sistemas de referência de especialistas renomados.

Novos produtos foram apresentados nos anos seguintes: algumas variações do Model 88 (tais como o Stereo 88, o Model 78 e o Model 98), novas caixas acústicas (como a Ref150), o Model 55 (o primeiro amplificador de estado sólido com o recurso Timbre Lock®) e o Model 7 (um pré-amplificador de entrada).



2010 - 2020 - A Transição

Um novo desafio foi assumido em 2011, com o lançamento da linha Maggiore – uma série de equipamentos projetados para serem referência absoluta em pré-amplificadores e amplificadores single-ended. A primeira exibição desta linha de produtos ocorreu na edição de 2011 da Munich High End Show, onde apresentamos o Maggiore M100, o único amplificador single-ended classe a1 de 100W no mundo. Mais uma vez nossa sala foi considerada por várias publicações de renome (6Moons, Stereotimes, Alen Audio e Bartimex Audio) como uma das melhores do show (em alguns casos, como “a melhor”).

IInfelizmente, no final de 2012, ocorreu o falecimento do Eduardo de Lima, nosso fundador. Desde então a empresa vem sendo conduzida por seu sócio e amigo de longa data Sílvio Pereira e pelo seu filho Lucas de Lima, ambos comprometidos em seguir os mesmos conceitos e ideais de inovação e qualidade estabelecidos.

Em 2015 a linha Maggiore foi acrescida de novos produtos, com o pré-amplificador de referência Maggiore L50 e do Maggiore M50, amplificador valvulado single-ended classe a1 de 50 W. Foram dois produtos de enorme sucesso: em um review de Wojciech Pacula para a High-Fidelity eles foram comparados em qualidade a um sistema de referência custando 5 vezes mais e recebemos o nosso segundo  “Blue Moon Award” da 6Moons para o Maggiore L50 que, nas palavras de Srajan Ebaen  seria “the guarantee against boredom preamp“. Mais uma vez obtivemos “Best of the Show” em todas as feiras internacionais que participamos e de renomadas publicações como The Absolute Sound, High-Fidelity e Audiostream (do grupo Stereophile), que considerou a sala Audiopax como o melhor sistema de todo o High End Munich de 2017. 

A partir de 2020 - Uma Nova Audiopax

A partir de 2020 foi iniciado o desenvolvimento da nova linha Reference, um ambicioso passo na evolução da assinatura sonora da empresa com o desafio de associar à conhecida musicalidade um índice igualmente impressionante de precisão e transparência. É uma tarefa extremamente complexa, uma vez que estes conceitos normalmente são, no mercado, excludentes. 

Foi, assim, lançado o Reference Amp em 2020, o Reference Pre em 2022, a Mandolin Ceramik II em 2023 e o Reference Phono, nosso primeiro Pré de Phono, em 2024.